No mundo dos negócios, nunca sentiu falta de confiança, teve medo de errar ou ser julgado? Muitas vezes os empreendedores tímidos têm inúmeros pensamentos e medos…
Várias dicas podem ajudar a ultrapassar essa timidez:
Autoconhecimento
O que sente? O que acha que está a impedir de dar o próximo passo no seu negócio? De que forma a timidez o “bloqueia” na conquista dos seus objetivos profissionais? Questione-se regularmente, explore melhor as suas forças e fraquezas. As caraterísticas mais relevantes da sua personalidade. Pense como agiria se não fosse uma pessoa inibida.
Ao trabalhar o seu autoconhecimento de forma constante, consegue, ao longo do tempo, reconhecer as suas competências e capacidades, fortalecendo assim a sua autoconfiança. Desta forma vai conseguir estar preparado para superar a timidez, dando um passo em frente na definição das suas estratégias e resultados de negócio.
Aceitação
Aceite-se como é, procure as ferramentas que o façam sentir bem e que o deixem confortável no seu negócio.
Não tem que fingir ser uma pessoa que não é. Ser tímido faz parte da sua personalidade e está tudo bem. Não há problema em ser assim. Se se fizer “passar” por alguém que não é, vai ficar frustrado e em sofrimento. E isso não vai mudar nada.
Olhe para si mesmo e perceba de que forma pode lidar com essa dificuldade, analise os recursos internos que o ajudarão a “enfrentá-la”. Acredite que, adotando essa postura, ficará mais à vontade e conseguirá acreditar que vai mais além.
Coloque-se no lugar do cliente
É difícil falar para desconhecidos? Então ponha-se no lugar deles e pense, principalmente, na mensagem que quer transmitir. Pense na forma de fazer a diferença na vida daquele negócio. De como o pode ajudar a crescer, a chegar aos resultados pretendidos. Não tenha medo de falar em público. Tente aproximar-se das pessoas e de lhes mostrar o seu ponto de vista.
Valorize os momentos a solo
Ajudam a reforçar a autoconfiança, a descontrair e a ter ideias para o seu negócio. Desafie-se constantemente, arrisque a fazer o que mais receia. Seja positivo e mostre-se disponível e interessado em aprender, escutar, melhorar e pedir ajuda quando achar que faz sentido e que é necessário.
Faça também uma breve pesquisa pelo seu mercado de atuação, analise os problemas, mas, essencialmente, as soluções que daí podem surgir. E faça acontecer!
Se seguir as minhas dicas e mostrar paixão, o seu negócio vai crescer e passar ao próximo nível. Vamos juntos até lá? 🚀