Nenhum negócio bem-sucedido é gerido com base naquilo que o seu dono ou equipa de gestão acham.
Não, nunca, em tempo algum.
Esqueça as fórmulas mágicas, esqueça os predestinados que oferecem soluções transcendentais nas redes sociais, esqueça os mercados do embuste.
Um negócio gere-se com objetividade. Com dados concretos que analisa e mede. Com acompanhamento atento e permanente do setor e do mercado em que a sua empresa se insere. Com feedback dos clientes. De forma informada, estruturada e fundamentada.
Sim, a sua intuição não pode nem deve ser ignorada. Mas, acima de tudo, não pode ignorar os dados de que dispõe e os inputs que resultam da sua análise.
A menos que não queira que o seu negócio cresça ou dê lucro.
Agora que nos entendemos sobre a importância dos dados e da sua análise e medição, vamos abordar 3 métricas que entendo serem fundamentais para uma boa gestão do seu negócio e empresa: vendas, lucro e fluxo de caixa. Vamos analisá-las, uma a uma:
Vendas
Falamos daquilo que é a faturação . Não confundir com lucro. Faturação é um termo de natureza tributária, que corresponde ao documento (físico ou digital) que materializa uma transação económica: a fatura. E a fatura é um documento legalmente obrigatório sempre que existe uma transmissão de bens e/ou serviços sujeitos, ou não, a IVA. Este documento é de caráter obrigatório mesmo quando não é solicitado pelo cliente. Note que uma fatura representa uma promessa de realização de dinheiro. Porque, quando emite uma fatura, o cliente pode não pagar ou não pagar no tempo definido. No fundo,a faturação é uma boa métrica de análise, mas que não permite mais do que uma análise parcial do negócio.
Lucro
Técnica e contabilisticamente, o lucro corresponde ao montante apurado a partir da subtração dos custos, às receitas. Dito de outra forma, as receitas resultam da venda de bens ou serviços prestados pela empresa, e se a estas forem subtraídos os custos que resultam da produção do bem ou serviço prestado teremos apurado lucro. Se o produto que vende é um livro, por exemplo, a receita é o valor que recebe por ele, ao passo que os custos incluem tudo o que foi necessário para a sua produção – a impressão ou o trabalho da designer que o ilustrou.
Fluxo de Caixa
Gerar lucro, por si só, não equivale a ter um negócio saudável. Essa saúde é refletida pela análise destas 3 métricas em conjunto, sendo o fluxo de caixa parte integrante desta análise, que mais não é do que o movimento de entradas e saídas de dinheiro do seu negócio/empresa.
Vendas, Lucro e Fluxo de Caixa são 3 métricas absolutamente essenciais para uma gestão bem-sucedida da sua empresa. E a própria definição de cada uma delas ilustra bem a importância de as acompanhar de forma rigorosa.
Quando não o faz, corre o risco de não tomar as decisões mais acertadas, de assumir pagamentos que pode não conseguir fazer e, em consequência, de ficar sem fluxo de caixa.
E isso pode levar à falência da sua empresa.
E não foi para isso que largou a sua vida antiga e decidiu arriscar tudo no seu próprio projeto, pois não?
Claro que não.
Por isso páre um momento para avaliar a gestão que está a fazer, e considere seriamente um momento semanal para avaliar estas e outras métricas, que vão permitir ter o pulso do seu negócio e empresa.